Urticária

Urticária

Urticária é uma lesão de pele avermelhada (eritematosa), que pode ter formato de placas elevadas ou pápulas, salientes e bem demarcadas, que geralmente são pruriginosas (coçam).

Seu aparecimento pode ser repentino, em qualquer região do corpo, e desaparecer espontaneamente em pouco tempo surgindo em outros locais. Uma característica da urticária é troca local das lesões.

Dependendo do tempo de evolução da crise, a urticária pode ser classificada em aguda (com duração inferior a seis semanas) ou crônica, quando persiste por mais de seis semanas.

O alergista, através de história clínica detalhada, uso de medicamentos, hábitos alimentares, doenças pré- existentes, infecções, irá levantar dados que tentem justificar o quadro. Muitos casos são controlados quando na investigação da história do paciente encontra-se um possível culpado e exclui-se o agente.

Exames de sangue e testes cutâneos podem ser úteis para identificar a causa e os fatores desencadeantes.

Fique atento. Se você já sabe qual é o agente desencadeante dos surtos de urticária, afaste-se dele. Essa é a maneira mais segura de prevenir as crises.